Banner criado

Conferências

A Formação do Químico em nível de Pós-Graduação – Interação com a graduação

Profa. Dra. Solange Cadore (UNICAMP)

Nesta conferência serão apresentados alguns dados sobre a formação dos profissionais da Química no país, com destaque para a formação de Mestres e Doutores e sua atuação nos diferentes mercados de trabalho. A formação desses profissionais passa pelos cursos de Graduação em Química, que se constituem na base dos conhecimentos necessários para a qualificação dos alunos de pós-graduação. Serão abordados aspectos relacionados ao ensino, infraestrutura, pesquisa e oportunidades para os profissionais da Química.

Estudando a corrosão de aço acoplando a filmagem das reações com  técnicas eletroquímicas

Prof. Dr. Ernesto Chaves Pereira (DQ/UFSCAR)

Anualmente, o custo das perdas relacionado a corrosão de metais é de 5-10% do PIB mundial, isto é, cerca 2000 a 4000 Bilhões de dólares. Isto mesmo!!!! O custo é muito grande pois, analisando o comportamento do aço, são perdidos a cada ano, devido a corrosão, cerca de 30% de todo o minério ferro convertido ao metal.

A boa notícia, é que cerca de 50 % destas perdas podem ser evitadas (imagine !!!!! de 1000 a 2000 Bilhões de dólares!!!!!), o que torna a corrosão uma área de pesquisa muito importante, especialmente por causa das aplicações tecnológicas no estudo do mecanismo, na prevenção das causas e na remediação dos efeitos. Além disso, existem muito problemas fundamentais que ainda não foram profundamente compreendidos, o que torna esta área de pesquisa igualmente importante como ciência básica.

Nesta conferência, serão apresentados o nosso estudos em corrosão de aço onde temos utilizando conjuntamente técnicas eletroquímicas acopladas com a filmagem da superfície do metal utilizando uma câmera (acoplada a um microscópio óptico). A grande vantagem deste método é o baixo custo. Além disso, é possível obter informações sobre a corrosão que antes não haviam sido descritas na literatura. Por exemplo, fomos capazes de determinar a variação da profundidade de pites  (pequenos buracos que se formam na superfície dentro dos quais a corrosão ocorre até que a peça fure) em função do tempo durante o experimento.

Novos Catalisadores baseados em compostos de Nióbio para remoção de contaminantes em água e combustíveis

Prof. Dr. Luiz Carlos Alves de Oliveira (DQ/UFMG)

Visando atender às regulamentações ambientais cada vez mais rígidas em relação ao limite de enxofre nos combustíveis, novas tecnologias para o processo de dessulfurização estão sendo desenvolvidas. Os líquidos combustíveis utilizados nos meios de transporte, quando passam pelo processo de combustão emitem gases SOx na atmosfera, contribuindo para a formação da chuva ácida. Dessa forma, é de grande importância a obtenção de materiais que auxiliem na descontaminação de combustíveis fósseis por compostos sulfurados. Os catalisadores utilizados no nosso trabalho são à base de oxi-hidróxido de nióbio sintéticos, com superfície modificada quimicamente, com a finalidade de ancorar grupos oxidantes ao material. Além disso, gerar hidrofobicidade parcial à superfície do catalisador, visando melhorar a interação entres as fases em um sistema bifásico.
    Esses catalisadores serão aplicados na reação de dessulfurização oxidativa, sob condições brandas, empregando H2O2 e O2 como agentes oxidantes. Tendo em vista o fato de que o processo industrial atualmente empregado (Hidrodessulfurização) não remove o enxofre para níveis que serão exigidos futuramente, o tema em estudo é de grande relevância ambiental e econômica para o Brasil. O mesmo sistema foi empregado com sucesso em reações de descontaminação de efluentes contendo corantes têxteis.

Exosite inhibitors: a new approach for discovering protease inhibitors

Prof. Dr. Dieter Bromme (University of British Columbia, Vancouver)

Resumo: EM BREVE

Química dos Açúcares

Profa. Dra. Maria Izabel Guerreiro da costa Ismael (Universidade da Beira Interior Covilhã- Portugal)

Transmitir os conhecimentos básicos que fazer uma pequena introdução à química dos açúcares; mostrar as reações mais utilizadas neste tipo de química; demonstrar as aplicações dos açúcares e seus derivados na Química Medicinal.

URL relacionada: /p/6978-conferencias