Banner criado

Minicursos

Síntese e atividade biológica de compostos baseados em açúcares

Profa. Dra. Maria Isabel Guerreiro da Costa Ismael (Universidade da Beira Interior Covilhã- Portugal)

     O mini-curso tem por objetivo: transmitir os conhecimentos básicos que fazer uma pequena introdução à química dos açúcares; mostrar as reações mais utilizadas neste tipo de química; demonstrar as aplicações dos açúcares e seus derivados na Química Medicinal.

        Programa:

        1.- O Que são os açúcares?

        2.- Introdução aos Carbohidratos (glúcidos)

        3.- Estratégia de Grupos Protetores

        4.- Métodos de glicosilação

        5.- Síntese de oligossacáridos

        6.- Açúcares funcionalizados

        7.- Substituição do átomo de oxigénio, dos açúcares, por outros elementos

        8.- Açúcares como auxiliares quirais em estratégias de síntese quiral

        9.- Síntese de carbohidratos contendo compostos   complexos

        10.- Síntese assimétrica de Monossacáridos e análogos

        11.- Aplicações dos carbohidratos (Glúcidos) como agentes terapêuticos.

30 vagas

 

Aspectos metodológicos da pesquisa em ensino de Química

Profa. Dra. Agustina Rosa Echeverría (UFG)

      

30 VAGAS  

 

Planejamento de moléculas bioativas para o desenvolvimento de fármacos

Prof. Dr. Rafael Victorio Carvalho Guido (IFSC/USP)

    Na estratégia de planejamento racional de fármacos, os estudos dos processos evolutivos de reconhecimento molecular em sistemas biológicos assumem grande importância, pois constituem as bases fundamentais para a potência, afinidade e seletividade dos fármacos por seus receptores-alvo. Neste contexto, os métodos biotecnológicos têm fornecido informações valiosas sobre o impacto das doenças e dos candidatos a fármacos sobre a fisiologia humana. Simultaneamente, a química medicinal moderna envolve a integração e aplicação de métodos computacionais e experimentais para a otimização de propriedades farmacodinâmicas e farmacocinéticas de moléculas bioativas. As ferramentas biotecnológicas combinadas com os métodos em química medicinal desempenham função central no complexo paradigma de descoberta e desenvolvimento de novas moléculas com atividade biológica. Nesse curso serão apresentadas as estratégias integradas de biotecnologia e química medicinal utilizadas como ferramentas importantes no processo de planejamento de moléculas bioativas como candidatas a novos fármacos.

30 VAGAS 

 

Controle de Qualidade de Fármacos por Métodos Eletroquímicos

Prof. Dr. Wallans Torres Pio dos Santos (Departamento de Farmácia – UFVJM)

   O desenvolvimento de métodos analíticos para determinação de fármacos é de extrema importância no controle de qualidade desses compostos para obtenção da autenticidade dos produtos farmacêuticos introduzidos no mercado, evitando possíveis erros, adulterações e falsificações na composição de suas formulações. A possibilidade da utilização de novos métodos analíticos que sejam rápidos, precisos e de baixo custo apresenta grande interesse tanto nas indústrias farmacêuticas, quanto nas farmácias de manipulação. Dessa forma, o presente minicurso pretende abordar o entendimento dos métodos oficiais para o controle de qualidade de fármacos, baseados em sua grande maioria na cromatografia e espectrofotometria, bem como explorar os novos métodos eletroanalíticos mais simples e de baixo custo para serem aplicados em todos os setores farmacêuticos.

30 VAGAS 

 

Dispositivos para conversão de energia ecologicamente limpos baseados em sistemas eletroquímicos

Prof. Dr. Ernesto Chaves Pereira (DQ/UFSCAR)

 

   A sociedade moderna gasta muita energia não renovável e que, além disso, leva formação de rejeitos que poluem o meio ambiente. Esta situação, certamente, não será sustentável ao longo das próximas décadas, especialmente se uma parcela maior da população mundial tiver acesso aos bens de consumo modernos.

  Torna-se, então, necessário o desenvolvimento de novos dispositivos de conversão e armazenamento de energia que utilizem fontes renováveis e que emitam uma baixa quantidade de agentes poluentes a um preço acessível. Dentre estes dispositivos, os dispositivos eletroquímico para armazenamento ( baterias e supercapacitores) e de conversão (células à combustível e células solares) atendem a estas necessidades.

  Neste contexto, neste mini-curso, serão apresentados e discutidos os fundamentos, a utilização, a construção e as limitações atuais de diferentes dispositivos eletroquímicos para esta armazenamento e conversão de energia.

 30 VAGAS 

 

RMN (Ressonância Magnética Nuclear)

Prof. Dr. Paulo Cezar Vieira (Departamento de Química – UFSCar)

 

  Entre as várias técnicas espectrais disponíveis para elucidação estrutural de substâncias orgânicas, a RMN é certamente uma das mais poderosas. A rapidez em obtenção espectros (especialmente de hidrogênio) e a quantidade de informações conseguidas fazem com que os problemas de elucidação estrutural sejam minimizados com a utilização adequada desta técnica.

   Durante este curso abordaremos conceitos básicos de RMN, bem como a sua utilização para análise de produtos naturais. Discutiremos os aspectos mais relevantes na utilização de RMN de 1H e 13C em uma e duas dimensões para solucionar problemas simples e mais complexos de estruturas de produtos naturais isolados, principalmente de plantas.

 30 VAGAS 

 

 

 

 

 

 

URL relacionada: /p/6979-minicursos